18 novembro 2011

Dalton Almeida em Foco

Dalton Almeida Duarte foi o segundo entrevistado pelo blog. Confira:


Apresentação.

Sou Dalton Almeida Duarte, maranhense de São Luís, nasci em 30 de janeiro de 1963, filho de Benedito Florêncio Duarte e Lucimar Almeida Duarte. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão. Dentre as várias atuações profissionais destaco as exercidas na Secretaria de Estado da Fazenda, onde ingressei como estagiário do curso de economia e fui alçado a Chefia de Serviço da Dívida Pública do Maranhão, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação fui Chefe de Gabinete e na Secretaria de Educação de São Luís,  exerci os cargos de Chefe de Gabinete, Secretário Adjunto de Administração e Finanças,  Superintendente de Administração e Superintendente de Convênios e Projetos, em exercício.

Filiei-me no Partido Democrático Trabalhista - PDT em 1997 tendo  permanecido até outubro deste ano. Atualmente sou filiado no Partido Trabalhista do Brasil - PT do B.
Homem simples, urbano com um forte apego ao campo, ao rural, aprendi com meus pais a ter respeito por todos e todas e ser coerente com minhas idéias e atitudes.
Um sonhador de sonhos possíveis, que deseja contribuir na construção de uma vida melhor para os homens e mulheres de nosso estado, pautada na humanização e justiça social.

    ENTREVISTA:
  • Bequimão em Foco:  Dalton, a primeira pergunta na verdade será feita para todos os entrevistados. O que eu quero perguntar é: Porque Dalton Duarte decidiu entrar na política?

Dalton Almeida: Está na veia, na verdade, sempre estive envolvido com a política, primeiro quando meu pai saiu candidato a Prefeito do Município de Coelho Neto e depois a deputado estadual. Mandatos que desempenhou com responsabilidade e compromisso social. Em sua caminhada política sempre estive a frente das articulações que o levou ao sucesso. Depois, participei ativamente como militante do PDT nas campanhas que elegeram os prefeitos de São Luís, Dr. Jackson Lago governador do Estado do Maranhão e Antonio Diniz,  prefeito de Bequimão.
  • Bequimão em Foco: Você já decidiu que será candidato a vereador pelo PTdoB em São Luis. Você sempre quis disputar um cargo eletivo em São Luis? Ou só será candidato em São Luis porque não teve espaço suficiente para almejar algo grande em Bequimão?

Dalton Almeida: A pré-candidatura está sendo construída através de consultas a diversos segmentos da sociedade e tenho me surpreendido com a expectativa positiva diante desta possibilidade. É claro que uma campanha não se faz somente com a vontade, precisamos de grupos, apoio político e financeiro.
Bequimão é uma cidade que adoro, por isso, quando resolvi apoiar a candidatura de Antonio Diniz, tinha como um dos objetivos ser mais conhecido na cidade, sem nenhuma pretensão política, e oferecer a experiência profissional adquirida na elaboração de projetos e captação de recursos que contribuíssem no desenvolvimento do município. Infelizmente, não foi possível.
Sempre estive presente na vida pública, conheço bem a cidade que moro, tenho uma identidade e espaços de atuação, portanto, em sendo candidato é natural que seja por São Luís.

  • Bequimão em Foco: Falando em espaço, sabemos que você e o seu irmão Ney Duarte ajudaram de forma significativa a eleição do prefeito Antonio Diniz (PDT).  E que depois da eleição, veio o rompimento. Quais foram os reais motivos? A falta de espaço na prefeitura ou promessas não cumpridas pelo prefeito?

Dalton Almeida: Eu e meu irmão estivemos com Diniz desde a sua ida para o PDT, nós acreditávamos que seria importante sua filiação no partido, pois Dr. Jackson era governador e poderíamos contar com seu apoio político. Foi uma campanha difícil, e inicialmente os recursos financeiros eram escassos.
Nesta época, Jean Almeida pertencia ao grupo de Juca Martins, e através de muito diálogo e análise do cenário político transferiu seu apoio ao Diniz. Fundamos o PHS para ampliar a aliança em torno do nosso candidato e desestabilizar a candidatura adversária.
Muitas reuniões aconteceram na Fazenda Rio Mineral, no Povoado Frederico, do inicio da campanha até o período de transição.
Na composição da equipe de governo não solicitamos cargos, nosso partido já havia sido contemplado na nova estrutura, mas, ficou o compromisso que seria criada a Secretaria de Esporte e Juventude e que sua gestão seria do PHS, o acordo foi atendido em parte. O Diniz foi generoso com todos os partidos, com exceção ao PHS. A forma como todo o processo foi conduzido nos decepcionou, associado a isto a gestão é centralizadora, por isso, resolvemos nos afastar ainda que sem o apoio dos companheiros do PPS, PSB, PMDB, PSDB, PT e principalmente do PDT.

  • Bequimão em Foco: Especulou-se muito o possível rompimento entre Dalton e Ney Duarte com seu afilhado político Jean Almeida (PHS). Essa é uma noticia verídica ou é um factóide para desestabilizá-los? Se for verdade, vocês pretendem lançar outro candidato a vereador ou até mesmo apoiar o vereador Jorge Filho (PP)? Já que vocês participaram da articulação que o levou à presidência da câmara.

Dalton Almeida: Factóide. Jean tem condições de ser candidato, temos conversado sobre o assunto. Quanto ao Jorge, se depender do nosso apoio voltará à Câmara, com o aumento de vagas a intenção é apoiar algumas candidaturas com potencial de votos. 

  • Bequimão em Foco: Já é dada como certa a sua adesão ao grupo encabeçado por Vadoca Almeida (PSL). Então nada mais justo do que esclarecer logo: Dalton Duarte se juntará a Vadoca Almeida? Se dependesse de você, gostaria que Vadoca saísse logo candidato a prefeito, ou o prefere numa dobradinha com Zé Martins (PMDB)?

Dalton Almeida: Vadoca é competente e está credenciado a exercer o cargo de prefeito de Bequimão. É uma terceira via que poderá também ser compostos por outros nomes bons e preparados.

  • Bequimão em Foco:  Como você analisa a política atual de Bequimão? Sabemos que na política bequimãoense não existe o “meio termo”. Ou está do Lado dos Martins ou está do lado de Diniz. Você acha que continuará assim por muito tempo OU os dias de bipolaridade estão contados?

Dalton Almeida: Já presencie várias vezes a prévia para selecionar o candidato a prefeito em Bequimão, colocam-se as pessoas dentro de um espaço e ali quem melhor se articular sai como candidato, impossibilitando que a população exerça o direito a escolhas democráticas.
A terceira via é possível, mas, é preciso coragem e ousadia para enfrentar esta situação que persiste a tantos anos, acredito que a ora é essa.
Lula para chegar à presidência lutou muita contra tudo e todos. A vontade do povo deve ser soberana, quando se tem o anseio de mudança ninguém segura.
 A Política em Bequimão sempre girou em torno de Juca, Leonardo, Bernal, Diniz e César, parece que essa fila é interminável, precisamos dar oportunidade a novas lideranças que tenham o desenvolvimento da cidade como uma das prioridades.
Em relação à bipolaridade não posso afirmar que está próxima do fim, considerando que a mesma é alimentada por práticas políticas que se aproveitam das condições sócio-econômicas da população.

  • Bequimão em Foco: As eleições estão chegando e muita coisa é dita. As candidaturas de Zé Martins (PMDB) e de Antonio Diniz (PDT) estão confirmadas. César Cantanhede (PTC) ensaia uma terceira via. E Vadoca Almeida (PSL) ensaia uma quarta via, como contragolpe, se Zé Martins preferir manter Pedro Acará (PV) como seu candidato a vice. Como você analisa todos esses cenários?

Dalton Almeida: César Cantanhede não representa uma terceira via, sempre esteve no poder, precisamos de nomes novos com idéias progressistas. Reitero que a lista de candidatos a prefeito é sempre a mesma, até parece que Bequimão não possui nomes importantes que possa ser avaliado pela população. Até quando o Pedro Acará pretende ser candidato a vice? Não acredito em uma Candidatura de César a prefeito, precisaria romper muitas barreiras para que isso aconteça.

  • Bequimão em Foco: Como você avalia a atual administração do prefeito Antonio Diniz?

Dalton Almeida: Prefiro não avaliar, mas acho que poderia ser melhor.

  • Bequimão em Foco: E a oposição? Ela tem feito o seu papel?

Dalton Almeida: Bequimão deixou de ter oposição há muito tempo, o que existe é revezamento onde deveria ser alternância de poder.
Precisamos de uma oposição verdadeira e atuante, mas isso só  será possível se essa terceira via for criada.

  • Bequimão em Foco:  Agora fazendo uma comparação: Você acha que a oposição ficou mais forte, ou enfraqueceu com relação a 2008? E a base de apoio ao prefeito, ficou mais forte ou mais fraca?

Dalton Almeida: A oposição não existe, acredito que a base do prefeito ficou fortalecida com a vinda de alguns vereadores e lideranças que faziam parte do grupo político de Juca Martins. Como o prefeito está com a máquina à sua disposição, é natural que seja assim. No entanto, ressalto que os resultados de uma pesquisa sobre o cenário das eleições 2012 indicam uma indefinição na reeleição de Diniz.
  • Bequimão em Foco: Muitos filhos de Bequimão residem em São Luis. Caso seja eleito vereador, pretende trabalhar com o foco também voltado a essas pessoas?

Dalton Almeida: Primeiro é preciso definir a candidatura. Em caso afirmativo e sendo eleito, o compromisso é com toda a população, homens e mulheres que confiaram seu voto em mim e esperam uma resposta positiva de minha atuação parlamentar. Aos amigos de Bequimão saibam que estarão incluídos neste projeto. Na oportunidade solicito a este blog através do facebook Bequimão em Foco que possa contribuir na localização de todos que habitam em São Luís.
  • Bequimão em Foco: Uma polêmica foi criada na entrevista concedida por Robson Paz (PPS) ao Blog. Um Anônimo escreveu que “depois das eleições vocês voltam aos seus palácios em São Luis”. Um claro descontentamento por ele não morar em Bequimão. Você, Robson Paz, Vadoca Almeida, Ney Duarte, Jean Almeida e até mesmo o vice-prefeito Cesar Cantanhede moram em São Luis. Você acha certo esse comentário? Ou acha que, mesmo não morando na cidade, podem somar para seu desenvolvimento?

Dalton Almeida: O leitor está correto. No entanto, quero fazer uma referência a uma cidade bem pequena de Minas Gerais chamada de Monte Alegre, seus filhos, foram estudar na capital e lá se formaram em arquitetura, engenharia, direito, medicina, agronomia, contábeis, administração, economia, dentre outras profissões e a partir daí, fundaram uma ONG e retornaram à sua cidade para dar sua parcela de colaboração em respeito e amor pelo seu município, hoje a cidade de Monte Alegre é uma referência em gestão pública, tudo por que tiveram a prefeitura como parceira no processo de reconstrução da cidade, aí eu me pergunto porque não fazer o mesmo com Bequimão? E quem sabe se as condições favorecerem o retorno dos filhos da terra quantas lideranças surgiram?

  • Bequimão em Foco: Seja direto: Dalton Duarte tem vontade de ser prefeito de Bequimão?

Dalton Almeida: No momento minhas pretensões políticas estão voltadas para São Luís. Em relação à Bequimão estarei à disposição da população para projetos futuros. Destaco que meu maior desejo é ver esta cidade se desenvolver com gestores que tenham compromisso com sua população.

  • Bequimão em Foco: Já recebeu convite para trocar de lado?

Dalton AlmeidaNunca. Quero sempre andar ao lado do povo, sem distinção de     
           Partidos político.


  • Bequimão em Foco: De forma resumida, diga quais são seus projetos e sonhos para Bequimão.

Dalton Almeida: De acordo com o IBGE o município de Bequimão possui 20344 habitantes, destes, 67,5% residem na zona rural e de sua população a partir de 15 anos de idade, 24,3% é analfabeta. Um dado lamentável.
Diante destes números tenho como projeto participar do desenvolvimento da cidade, contribuindo na elevação da escolaridade da população, melhoria e oportunidades de emprego e renda, e implantação de políticas públicas específicas para os homens e mulheres do campo, que todos e todas vivam com dignidade e tenham orgulho de ser cidadão bequimãoense.



  • Bequimão em Foco: Dalton, vamos fazer aqui um PINGA FOGO, eu digo o nome de alguém ou de alguma coisa, e você responde com uma palavra ou uma frase, como bem entender:


  • Eleições 2012:
Dalton Almeida: Um desafio
  •  Política:
Dalton Almeida: Está na minha veia
  • Vereador Jorge:
Dalton Almeida: Homem sério e correto
  •  Ney Duarte:
Dalton Almeida:Meu irmão e melhor amigo
  • Antonio Diniz:
Dalton Almeida: Centralizador
  • César Cantanhede:
Dalton Almeida: Precisa romper barreiras
  • Zé Inácio:
Dalton Almeida: É da terra, politico jovem em um momento excelente
  • Robson Chera:
Dalton Almeida: Vereador comprometido e o mais atuante
  • Jean Almeida:
Dalton Almeida: Carismático
  • Vadoca Almeida:
Dalton Almeida: Experiente e uma alternativa de mudança.
  • Zé Martins:
Dalton Almeida: Tem boa vontade, mas é preso à história do pai.
  • Juca Martins
 Dalton Almeida: É passado
                   
  • São Luis
                Dalton Almeida: Cidade histórica que amo e respeito
  • Bequimão:
                Dalton Almeida: Cidade que ainda verei crescer

                   
  • Dalton Duarte:
                   
  Dalton Almeida: Homem simples e amigo de todos


Bequimão em Foco: Para finalizar, a última pergunta: Quem você indicaria para ser o próximo entrevistado pelo blog?
Dalton Almeida: Zé Inácio do PT

Um comentário:

  1. O bobo entra e não avisa
    risca e pisca monalisa
    sobe e desce em picadeiro
    bebendo whisky sem receio,.

    ResponderExcluir