21 março 2012

Revoltados com Zé Inácio quilombolas invadem sede do Incra

Do blog do Luis Cardoso

Há muito tempo o movimento como o dos Quilombolas tenta conversar com o superintendente do Incra no Maranhão e não consegue. Além dele não visitar “in loco” os assentamentos, atua como um gestor de gabinete que não recebe quase ninguém.
Indignados com essa situação, integrantes de 70 comunidades espalhadas por todo o estado vieram à São Luís para uma reunião com o superintendente do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra-MA), no bairro do Anil, marcada para a tarde de ontem. Ao chegar à instituição, os quilombolas foram informados que o superintendente José Inácio estava no interior do estado.

No Incra foram detectados centenas de negociatas em áreas de assentamentos na Grande São Luís e no interior.  Na ilha de São Luís, por exemplo, imobiliárias adquiriram dos assentados os lotes e estão construindo imóveis. Houve a denúncia, mas até agora não se sabe quais medidas foram tomadas, porque nas lideranças desses assentamentros existem membros do PT protegidos por José Inácio que também é petista.
Inconformados com toda a omissão praticada ao longo dos anos os quilombolas interditaram hoje a Avenida Santos Dumont e em seguida invadiram o prédio onde funciona a sede do Incra. Eles esperam que o órgão atenda as reivindicações dos quilombolas maranhenses, entre as quais, a titularização das terras quilombolas e da questão de segurança.

13 comentários:

  1. A verdade dos fotos!!!!!!!!! - A reunião com o Superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, que estava marcada para essa terça-feira (20), não aconteceu. A Assessoria do Incra-MA informou que o superintendente do órgão teve que se ausentar para um compromisso de trabalho na cidade de Buriti Bravo. A Assessoria declarou, ainda, que a reunião foi desmarcada com antecedência e, por isso, não havia motivo para o protesto dos quilombolas.

    ResponderExcluir
  2. a culpa por todo esse trantorno e mau entendido é dsse padre Inaldo ehn!!! ele deveria se o primeiro a não dificultar as coisas, com certas atitudes que vão de contra ao bom dialogo, pois o mesmo conhece a fundo o super. do incra eles foram correligionários do pt no município de bequimao, e ele sabe da tamanha capacidade e bom senso do Inacio, ele melhor do que ninguém sabe que só não se resolve o que realmente não dar. só acho que esse padre deveria ter um pouco mais de compreensão e um pouco menos intransigência. Porque não vai levar a nada!!!!!!!!!! ----em resumo geral : apois uma conversa pura simples e traquila do zé inacio com oa manifestantes em questão de 15 minutos os mesmos sairam da sede do incra de forma desgastado e com o movimeto frustrado por parte do lider padre inaldo, em fim ficou bem claro que esse movimento só tinha cunho politico, mais foi por agua a baixo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padre é o "fogo amigo", ele que municia os blogueiros! inclusive o senhor aldir dantas!

      Excluir
    2. pode ser, mais aldir dantas recebe informações do proprio vadoca almeida, um dos aliados dele é genrro do aldir. em fim tem muita coisa nos bastidores que pouca gente sabe!!!

      Excluir
  3. Sim cara, que seu aldir recebe informações de vadoca é fato. Mas eu to sendo especifico no caso dos quilombolas. o que vadoca sabe sobre isso por exemplo? nada. quem fala mais profundamente sobre esse assunto com o senhor aldir é o padre. só perguntar pro aldir dantas que ele nao nega para ninguem, o padre nao pediu segredo

    ResponderExcluir
  4. ok! concordo, mais eu só to falando isso porque aldir dantas andou postando algumas inverdades sobra josé inacio, demostrando um ar de inveja e supervalorizando vadoca, e então foi descoberto que ele é que andava pagando aldir para postar essas baboseiras. e ai? o que vadoca ganhou com isso? apenas o perpetuo anonimato, e isso é que o irrita mais. ele faz de tudo mais não fica conhecido em lugar nenhum, a proposito ele não tem nam o apoio integral de sua familia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quilombolas desocupam sede do Incra-MA

    MAIS VERDADES SOBRE O FATO!!!!!!!!

    Após uma reunião com o Superintendente Regional do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues, os quilombolas que ocuparam o órgão na última terça-feira, dia 20, decidiram deixar o local. Na conversa com os quilombolas, o Superintendente Regional do Incra ressaltou que o órgão tem feito o que é possível para cumprir acordos acertados desde 2011 e que algumas questões ultrapassam a área de atuação do Incra.

    Ele citou por exemplo a reclamações de ameaças contra as comunidades quilombolas e disse que tais problemas são da alçada das autoridades da área de segurança, pois o Incra tem como principal foco de atuação a questão fundiária.

    A respeito da regularização de terras remanescente de Quilombos, ele frisou na reunião que muitas destas áreas situadas na região da baixada maranhense são terras devolutas e caberia ao estado do Maranhão através do Iterma( Instituto de Terras do Maranhão) atuar no processo regularização destas áreas trabalhando em convênio com o Incra que inclusive já dispõe de recursos assegurados para esta regularização, mas depende de uma sinalização do Iterma para que os dois órgãos, trabalhem de forma conjunta. “ O que é da alçada do Incra estamos fazendo todo o esforço possível para solucionar. É começo de ano e estamos buscando assegurar mais recursos no orçamento para atender estas demandas”, explicou o superintendente do Incra.

    Em relação a questão dos relatórios antropológicos, etapa fundamental no processo de reconhecimento das terras quilombolas, o Incra realizou no dia 24 de fevereiro a primeira reunião com representantes da empresa contratada para elaborar estes relatórios. “Nossa proposta é de diálogo com os quilombolas e outros movimentos que buscam o Incra para atender as reivindicações, mas é bom frisar que existem demandas que não podem ser resolvidas apenas pelo órgão” finalizou.

    ResponderExcluir
  6. Tem muita gente com inveja do Zé Inacio. E é pra ter mesmo porque um cargo desse não é pra qualquer um.Agora fica esses bando de Zé mané tentando atrapalhar e dizendo que ele administra de gabinete.Como se ele estava resolvendo problemas no interior do estado. Se liga cara. quer falar mal procura outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade cara, estão procurando chifre em cabeça de cavalo!!!!!! o problema é que existe pessoas principalmente de bequimão que desejam o mau por pura inveja e orgulho ferido, quando eles deveriam era se vangloriar e se orgulhar de ter um representante de nível dentro da cúpula do poder, tanto no âmbito Estadual como no Federal. Bequimão nunca teve isso antes Inácio deveria era receber elogios e não apunhaladas. Mais fique tranqüilo, estamos falando de mais pura minoria que são apenas os frustrados incompetentes e recalcados!!!!!

      Excluir
  7. concordo com o comentário acima.

    ResponderExcluir
  8. Tambem concordo com o comentario do colega. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o grande priblema é que a inveja transita pelas mentes fracas!!!

      Excluir
  9. Quantas pessoas tem noção do que seja a administração de um órgão como o Incra?

    ResponderExcluir